quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pequena saga da trilha (parte1)


Lá estava Aprendiz, no sopé a espera de Agente, atrasado como de costume. Quando chega, imediatamente interrogado:

APRENDIZ: Vc trouxe tudo?
AGENTE: Sim, trouxe água, comida, repelente, ta tudo aki.
APRENDIZ: Cadê o mapa que vc ia pedir ao Iluminante?
AGENTE: Putz...
APRENDIZ: Imaginei rsrs... olha, vc deve aprender a pedir... Aqui está o mapa, eu peguei antes de vir.

Ouve-se então uma terceira voz: "Ótimo, então vamos. Não há tempo a perder"

AGENTE: Ah não! Ele não! Vc o convidou, Aprendiz?
APRENDIZ: Claro que não, mas infelizmente é inevitável, ele sempre vai querer dar um jeito para vir fazer suas sugestões .
BARBICHA: Oi pra vc tbm Agente... E realmente não há tempo a perder, não sei se o Aprendiz te disse, mas o Iluminante quer q vc chegue no mirante até as 18h.
AGENTE: Ora, mas pq as 18h?
BARBICHA: Sei lá... aquele cara é meio biruta... Talvez seja pq o mirante fica aberto ao publico só ateh esse horário

Começaram então os três sua empreitada rumo ao topo. Algum tempo de caminhada e se depararam com um grande abismo. Havia uma pequena ponte de madeira amarrada com corda em mal estado e aparentemente muito antiga q balançava assustadoramente devido ao vento que uivava nos ouvidos dos três.

AGENTE: Só pode ser brincadeira neh?! Eu não vou chegar nem perto dessa ponte velha.
APRENDIZ: Segundo o mapa é por aqui mesmo que devemos passar.
BARBICHA: Ok, mas há outros modos de passar o tempo que não seja arriscar a vida numa ponte em ruínas né? Vamos voltar!
APRENDIZ: Certamente haverá algum aprendizado quando chegarmos do outro lado da ponte.
AGENTE: É sério? Vc quer mesmo atravessar isso? De onde vc arranja tanta coragem?!
APRENDIZ: Estou com tanto medo quanto vcs. Mas devem se lembrar que foi Iluminante quem nos deu esse mapa, se ele direciona para essa ponte velha, é pq é desse modo que iremos aprender algo nesse dia.
BARBICHA: Não podemos aprender alguma outra coisa algum outro dia?! Algo que não envolva pontes, abismos, nem riscos.
APRENDIZ: Sim... dessa forma vc não cái, mas tbm não chega no alto. Ficará reclamando e lamentando para sempre. O chão parecerá uma segurança, mas na verdade será uma prisão.
AGENTE: Está claro que essa ponte não vai aguentar, como farei para atravessar isso?
APRENDIZ: Sendo corajoso e audaz.

Aprendiz puxa Agente pelo braço e adentra a ponte correndo em disparada. O coração de Agente pulsa tão acelerado quanto a corrida pela ponte. Ele grita, olha para baixo, não acredita que está no meio da ponte. Quando Agente está numa situação difícil, intuitivamente pensa ser impossível e imprudente encarar, mas com determinação e confiança em algo maior, Agente consegue não se subestimar. Foi a essa conclusão que Agente chegou quando chegou ao outro lado da ponte velha com Aprendiz. Já Barbicha foi caminhando calmamente pela ponte e resmungando de alguma coisa.

Um comentário:

  1. O Iluminante impõe o momento existencial para que haja proveito sem facilidades. Estas paralisariam diante do que se precisa aprender sem poder medir a proporção da monotonia e da lamentação. A escolha é gerada por essa opção de maior realização e importânia no sentido da vida. Acelera as batidas do coração para que se possa sentir o viver na busca do amor que doa e recebe. É o que a visão do mirante vai proporcionar aos que empenhados e confiantes em si chegam diante do público que lá está com a mesma intenção. Levar consigo alguém, ainda que velada às particularidades, é sinal de complementariedade pela intuição do encontro. Isso não se dá por acaso, mas pelo dinamismo do que é comum entre seres perfeitamente diferentes e que resolvem trilhar superando os desafios e adversidades ilusórias.

    ResponderExcluir