quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Portão de desembarque


Era uma aglomeração de gente, indo e vindo, quase um tumulto que contrastava com a voz calma que percorria todo o aeroporto anunciando o próximo vôo. Em frente ao portão de desembarque, em meio a outros ansiosos, lá estava Aprendiz levantando e abanado a mão para ser notado entre as diversas mãos saculejantes e gritos de alegria:

APRENDIZ: Aqui, Agente!

Com um daqueles carrinhos de aeroporto, Agente vinha carregando sua bagagem e, no rosto, carregava um grande sorriso fraterno e acenou de volta para Aprendiz.

AGENTE: Olá meu grande amigo, quanto tempo hein?!
APRENDIZ: Muito tempo mesmo, mais de ano. Creio que tem muita novidade para contar, vejo que traz muita bagagem dessa viagem.
AGENTE: Sim, muita coisa aconteceu nesse tempo. Muitas férias e muitos trabalhos, mas depois disso tudo me lembrei que deveria voltar. Trago algumas idéias na bagagem.
APRENDIZ: Idéias e que mais? Se trouxe idéias sem ações, na verdade você trouxe uma grande mala vazia.
AGENTE: Fique calmo! Trouxe muitas idéias boas e grandiosas.
APRENDIZ: Sem ações, são só grandes malas com nada. Sem ações, antes fosse uma mala pequena que pelo menos ia ocupar menos espaço.
AGENTE: Relaxa! Deixe pelo menos eu terminar de chegar para começar essas tais benditas ações.
APRENDIZ: Não relaxo. Na verdade você também deveria não relaxar. Esse relaxamento é o que te conduz à ociosidade. E o tempo continua passando.


Calaram-se por algum tempo. Agente sabe que não pode se dar o privilégio de esperar. A vida é unitária e há muito o que fazer, seja por necessidade, altruísmo ou prazer.

AGENTE: Eu sei disso tudo, por isso estou de volta.
Quase chegando ao elevador, uma voz rompe o corredor do aeroporto como porta rangendo:

BARBICHA: Vejam só se não é o Agente! Quanto tempo, como você está diferente.
AGENTE: Por que está surpreso? Eu sei que por diversas vezes você esteve próximo a mim todo esse tempo, infelizmente.
BARBICHA: Hahaha é engraçado ver você reconhecendo que não consegue se livrar de mim.
APRENDIZ: Você acha? Para mim, saber a distinção entre o bem e o mau é um ótimo caminho para manter-se longe de você.


Barbicha virou o rosto para o lado e resmungou sozinho sobre alguma coisa.

APRENDIZ: Agora vamos, Agente. Teu emprego, tua família, teus amigos e uma bela garrafa de vinho te esperam.
BARBICHA: Deixa o cara descansar antes, deve estar cansado da viagem.
AGENTE: Realmente estou cansado, mas vida é para ser gasta e não para guardar. Vou de encontro à todos porque o tempo continua passando. Vamos, Aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário