domingo, 21 de agosto de 2011

Os Três Pilares

     O bem estar completo é uma consequência do equilíbrio entre três pilares: Físico, Mental e Espiritual. O desequilíbrio de um desses pilares tende a desequilibrar os outros dois. Portanto, os que conseguem sentir a sensação de paz devem considerar-se privilegiados.
     O pilar Físico é o mais palpável. É abalado pela dor tátil, visível, é o desconforto do corpo. Mas não se limita ao corpo. Perturba a mente, tira o engraçado, dobra o irritante. Quem sente dor quer se livrar dela, nesse percurso há angústia, tristeza, inquietação. E pior, leva ao cansaço, dúvidas, desânimo, questionamentos excessivos. Ainda bem que o contrário também funciona. Um bem estar físico ajuda a encarar desafios, ver o lado cheio do copo.
     O pilar Mental é mais difícil de enxergar. É abalado por traumas, medos, experiências ruins que foram vividas no passado, presente ou que se teme vivê-las. Também os atos sabidamente errados, mas executados, fazem com que esse pilar pese mais. O problema é que às vezes não sabemos que a gente sabe que são errados. Essa verdade fica ali perdida no tal do inconsciente e nem percebemos. E quando dói, o tal do inconsciente trata de esconder pra que a gente não perceba. Então carregamos medos, mágoas e uma serie de defeitos achando tudo normal. No fundo a gente ta fugindo de algo que está dentro de nós, como uma raposa fugindo dos traumas que impregnaram sua calda, fuga impossível (a menos que ela arranje coragem pra cortar a sua calda fora, aí se torna possível). Tudo isso pode rachar os outros dois pilares. E o contrário disso pode reforçá-los. Um alto astral e uma consciência limpa ajudam a se livrar da dor e direcionar uma vida espiritual mais tranquilamente.
     O pilar Espiritual é o mais complicado. A nossa existência deixa de ser só a gente e se expande pra algo maior, muito maior. Uma análise do que temos feito com corpo e mente comparando com o que, por essência, deve ser feito. O problema é que essa essência está cada vez mais esquecida e, pior, mais invertida na cabeça das pessoas. Aí o corpo que sente dor não crê que pode deixar de sentir dor e a coitada da raposa acha que está condenada a aturar os traumas que impregnaram a cauda. Então passa despercebido no meio do cotidiano. Logo o pilar Espiritual que pode ajudar tanto no dia-a-dia.



     Felizmente, sendo coincidência ou não, eu percebi uma analogia perfeita entre esses três pilares e um grande amigo meu. O pilar Físico é o Jesus, porque Ele teve um corpo submetido à dor que nem eu. O pilar Mental é o Deus Pai, porque é onde está a consciência, a razão e os sentimentos que, se tudo der certo, eu usarei conforme minha essência. O pilar Espiritual é o Espírito Santo, porque é o que eu uso pra minha existência sair de mim e poder desfrutar da minha mente e corpo adequadamente. E da mesma forma que esses três pilares formam eu, Esses três (Jesus, Deus Pai e Espírito Santo) formam esse meu grande amigo. Eu sou um só. O meu amigo é um. Eu percebi agora que eu e Ele somos um só também. Em termos matemáticos seria assim:
     Equação dos Pilares:
eu(x)=1+1+1=1
     Equação da Santíssima Trindade:
deus(x)=1+1+1=1
     Equação da Comunhão:
eu(x)+deus(x)=1+1=1

Um comentário:

  1. Muito interessante a separação que você faz entre mente e alma/espírito. Fabuloso George!
    Quando você falou em raposa, lembrei-me de um teórico maravilhoso, Pierre Wiel. Ele faz esta mesma separação que você fez e se utiliza da figura mitológica de três animais: Águia- Mente, Leão- Alma e Boi- Físico.
    Legal, não é... Maravilha.
    Texto incrível!
    Um grande abraço, Priscyla Giobini!

    ResponderExcluir